PANORAMA - AT #04 - ISAQUE
Panorama do AT • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
TEXTO
TEXTO
Gênesis 12.1-22.24
CONTEXTO - RECAPITULAÇÃO
CONTEXTO - RECAPITULAÇÃO
Gênesis está dividido em dois grupos maiores:
Deus e o mundo (Gn1-11)
Deus e um homem (Gn12-50)
Esses dois períodos estão conectados ao evento que ocorre no capítulo 12.
Deus cria o mundo com o poder de Sua palavra
Deus cria o ser humano para governar e expressar o caráter de Deus
O Ser humano é tentado pela serpente e cai em pecado
A ligação entre humanidade e Deus é quebrada assim como suas relações
Deus usa de misericórdia e veste o homem e anuncia a derrota da serpente
Acontece o primeiro assassinato entre Caim e Abel
Deus pune Caim mas também usa de misericórdia e o protege
O pecado volta a crescer e nós conhecemos Lameque, o primeiro bígamo
Filhos do homem x filhas de Deus
Reis ou anjos ou descendentes de Caim x Sete
Noé é chamado para construir a arca
Acontece o dilúvio
Deus jura nunca mais destruir o mundo com dilúvio
Noé peca no novo começo/ benção para Jafé e Sem, maldição para Cam
Torre de Babel e a confusão dos idiomas
O chamado de Abraão e Sara
Deus aparece 7 vezes e a cada vez revela mais pontos da promessa
Na figura de Abraão vemos a falha mesmo quando se é escolhido e fiel
Agar e Ismael
O Sacrifício de Isaque
EXPOSIÇÃO
EXPOSIÇÃO
A MORTE DE SARA (Gn 23)
A MORTE DE SARA (Gn 23)
Sara viveu 127 anos
38 anos em que viveu a promessa de Deus
Abraão estava em uma terra que não era dele
Foi procurar um lugar para sepultar Sara
Gênesis 23.3–20 (NAA)
3 Depois, Abraão falou aos filhos de Hete:
4 — Sou estrangeiro e morador entre vocês. Deixem-me adquirir uma sepultura na terra de vocês, para que eu possa sepultar a minha falecida mulher.
5 Os filhos de Hete responderam a Abraão, dizendo:
6 — Escute: o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Sepulte a falecida numa das nossas melhores sepulturas. Nenhum de nós se recusará a ceder a sua própria sepultura, para que você sepulte a sua falecida.
7 Então Abraão se levantou e se inclinou diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete. 8 E lhes falou, dizendo:
— Se é do agrado de vocês que eu sepulte a minha falecida, escutem-me e intercedam por mim junto a Efrom, filho de Zoar (cidadezinha onde Ló tinha ido), 9 para que ele me ceda a caverna de Macpela, que pertence a ele e que fica no extremo do seu campo. Que ele a entregue a mim pelo devido preço, para que eu tenha uma sepultura entre vocês.
10 Ora, Efrom, o heteu, estava sentado no meio dos filhos de Hete. Ele respondeu a Abraão, de maneira que pudesse ser ouvido pelos filhos de Hete, a saber, por todos os que entravam pelo portão da cidade:
11 — De modo nenhum, meu senhor. Escute: eu lhe dou o campo e também a caverna que nele está. Na presença dos filhos do meu povo eu lhe dou isso; sepulte a sua falecida.
12 Então Abraão se inclinou diante do povo da terra 13 e falou a Efrom, na presença do povo da terra, dizendo:
— Mas, se você concorda, escute: pagarei o preço do campo; aceite-o de mim, e sepultarei ali a minha falecida.
14 Efrom respondeu:
15 — Meu senhor, escute: um terreno que vale quatrocentas barras de prata, que é isso entre mim e você? Sepulte ali a sua falecida.
16 Abraão ouviu Efrom dizer isso e pesou-lhe a prata de que este lhe tinha falado na presença dos filhos de Hete, a saber, quatro quilos e meio de prata, segundo o peso usado entre os mercadores.
17 Assim, o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo, a caverna e todo o arvoredo que nele havia, e todo o terreno ao redor 18 passaram a ser propriedade de Abraão, na presença dos filhos de Hete, a saber, de todos os que entravam pelo portão da cidade. 19 Depois, Abraão sepultou Sara, a sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã. 20 E assim, pelos filhos de Hete, se confirmou a Abraão o direito do campo e da caverna que nele estava, como propriedade para servir de sepultura.
EM BUSCA DA VAROA (Gn 24)
EM BUSCA DA VAROA (Gn 24)
Abraão já idoso e vendo que já tinha vencido na vida, lembrou que ainda faltava providenciar uma última coisa: uma varoa pra seu menino.
Gênesis 24.2–8 (NAA)
2 Abraão disse ao mais antigo servo da sua casa, que governava tudo o que possuía:
— Ponha a sua mão por baixo da minha coxa, 3 para que eu faça com que você jure pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que você não buscará uma esposa para o meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou morando, 4 mas que você irá à minha parentela e ali buscará uma esposa para Isaque, meu filho.
5 Então o servo disse:
— Talvez a mulher não queira vir comigo para esta terra. Nesse caso, devo levar o seu filho à terra de onde o senhor veio?
6 Abraão respondeu:
— Cuidado! Não faça o meu filho voltar para lá. 7 O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e da terra dos meus parentes, e que me falou, e jurou, dizendo: “À sua descendência darei esta terra”, ele enviará o seu anjo adiante de você, para que lá você encontre uma esposa para o meu filho. 8 Caso a mulher não queira vir, você ficará desobrigado do seu juramento; entretanto, não leve o meu filho para lá.
Feito o acordo, lá se vai o servo com dez camelos e uma parte dos bens de Abraão para Mesopotâmia onde moravam os parentes de Abraão.
Gênesis 24.11–14 (NAA)
11 Fora da cidade, fez os camelos se ajoelharem junto a um poço de água. Era de tardinha, a hora em que as moças saem para tirar água. 12 Então o servo orou:
— Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, peço-te que me ajudes hoje e sejas bondoso para com o meu senhor Abraão! 13 Eis que estou ao pé da fonte de água, e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água. 14 Concede, pois, que a moça a quem eu disser: “Incline o cântaro para que eu beba”; e ela me responder: “Beba, e darei ainda de beber aos seus camelos”, seja a que designaste para o teu servo Isaque; e nisso verei que foste bondoso para com o meu senhor.
Antes dele terminar sua oração, eis que surge a bendita, abençoada, enviada, a eleita, Rebeca que era neta do irmão de Abraão.
O servo foi até ela e pediu um pouco de água e ela lhe deu, mas deu também aos seus camelos.
Gênesis 24.20–21 (NAA)
20 E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; ela tirou água para todos os camelos. 21 O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se o Senhor teria levado a bom termo a sua jornada ou não.
Ele então pegou um pendente de ouro e duas pulseiras para dar a jovem e fez uma última pergunta para confirmar se era ela mesmo
Gênesis 24.23–24 (NAA)
23 Em seguida perguntou:
— Diga-me: De quem você é filha? Será que na casa de seu pai haveria lugar para eu e os que estão comigo passarmos a noite?
24 Ela respondeu:
— Sou filha de Betuel, que é filho de Milca e de Naor.
Era o que o servo precisava! Ela era parente de Abraão.
Note que mesmo com o sinal aparentemente claro, o servo usou de prudência para não deixar suas emoções e seu coração enganá-lo.
Ela deveria ser parente de Abraão, ainda que obedecesse ao sinal pedido a Deus, não poderia ser considerada como enviada por Deus, se não correspondesse aos princípios dados pelo próprio Deus.
Então Rebeca além de confirmar suas expectativas ainda ofereceu abrigo para o homem.
26 Então o homem se inclinou e adorou o Senhor. 27 E disse:
— Bendito seja o Senhor, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua bondade e a sua verdade do meu senhor. Quanto a mim, estando no caminho, o Senhor me guiou à casa dos parentes do meu senhor.
Rebeca foi então contar tudo para seus pais. Labão quando ouviu a história e viu o ouro com Rebeca foi atrás do servo que ficou à fonte.
Aparentemente Rebeca se esqueceu de levá-lo junto.
Uma outra lição importante é que se você chegar para a cheirosa oferecendo ouro a ela, você pode até não conquistar a moça, mas vai ganhar a ajuda da família se ela for interesseira.
Gênesis 24.31–32 (NAA)
31 E Labão disse:
— Entre, bendito do Senhor! Por que você está aí fora? Já preparei a casa e o lugar para os camelos.
32 Então o homem entrou na casa. Descarregaram os camelos e lhes deram forragem e pasto. Também trouxeram água para que ele e os homens que estavam com ele lavassem os pés.
Mas o servo não se deixou seduzir pelas honraria e foi logo ao ponto.
Contou toda a sua história do juramento e pipipi pópópó...
49 Agora, pois, se estiverem dispostos a usar de bondade e de fidelidade para com o meu senhor, digam; do contrário, digam também, para que eu siga o meu caminho, para a direita ou para a esquerda.
50 Labão e Betuel responderam:
— Isto procede do Senhor. Nada temos a dizer, nem a favor nem contra. 51 Aqui está Rebeca; leve-a com você e que ela seja a mulher do filho do seu senhor, segundo a palavra do Senhor Deus.
52 Quando o servo de Abraão ouviu tais palavras, prostrou-se em terra diante do Senhor. 53 Tirou joias de ouro e de prata e vestidos e os deu a Rebeca. Também deu ricos presentes ao irmão e à mãe dela.
Só depois disso é que o servo se juntou a eles para comer e beber.
Mas Labão, ah vocês conhecem Labão?
Na madrugada seguinte, pronto para partir o servo foi pedir para levar Rebeca com ele como foi o combinado (ou era o que ele achava)
Gênesis 24.54–59 (NAA)
54 De madrugada, quando se levantaram, o servo disse:
— Permitam que eu volte ao meu senhor.
55 Mas o irmão e a mãe da moça disseram:
— Deixe que ela fique conosco mais alguns dias, pelo menos dez; e depois poderá ir.
56 Ele, porém, lhes disse:
— Não me detenham, pois o Senhor me tem levado a bom termo na jornada; deixem que eu volte ao meu senhor.
57 Disseram:
— Vamos chamar a moça para ver o que ela diz.
58 Chamaram, pois, Rebeca e lhe perguntaram:
— Você quer ir com este homem?
Ela respondeu:
— Sim, quero.
59 Então deixaram que Rebeca, a irmã deles, partisse, junto com a sua ama, com o servo de Abraão e os homens que estavam com ele.
Depois abençoaram Rebeca e ela foi embora finalmente.
Mas guarde o nome de Labão, vaso ruim não some na primeira.
Isaque vinha então a meditar, um homem de Deus fazendo seu devocional e viu camelos vindo.
Isaque olhou pra Rebeca, Rebeca olhou pra Isaque.
64 Também Rebeca levantou os olhos e, vendo Isaque, desceu do camelo, 65 e perguntou ao servo:
— Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?
O servo respondeu:
— É o meu senhor.
Então ela pegou o véu e se cobriu.
66 O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. 67 Isaque a conduziu até a tenda de Sara, mãe dele. Ele tomou Rebeca, e esta se tornou a mulher dele. Ele a amou; e assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.
JACÓ E ESAÚ (Gn 25)
JACÓ E ESAÚ (Gn 25)
Abraão se casou novamente com Quetura e teve mais 6 filhos e apesar de dar presentes a todos os seus filhos, os separou de Isaque e deu tudo o que tinha para Isaque.
Abraão viveu ao todo 175 anos e foi sepultado junto de Sara no tumulo que havia comprado em Zoar.
Acontece que mais uma vez a promessa de Deus parecia estar ameaçada porque Rebeca também era estéril.
Isaque já tinha 40 anos quando se casou o que me dá certo nível de esperança, mas o problema mesmo foi que ele se viu no mesmo dilema que seu pai.
Mas Deus ouviu a oração de Isaque que pediu filhos e respondeu a ele fazendo Rebeca ficar grávida.
Mas algo muito estranho aconteceu na sua gestação:
22 Os filhos lutavam no ventre dela. Então ela disse: “Por que isso está acontecendo comigo?” E ela foi consultar o Senhor. 23 E o Senhor lhe respondeu:
“Duas nações estão no seu ventre, dois povos, nascidos de você, se dividirão: um povo será mais forte do que o outro, e o mais velho servirá o mais moço.”
24 Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que havia gêmeos no seu ventre. 25 Nasceu o primeiro, ruivo, todo revestido de pelo; por isso, deram-lhe o nome de Esaú. 26 Depois, nasceu o irmão. Com a mão segurava o calcanhar de Esaú, e por isso lhe deram o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca deu à luz.
*O nome Esaú pode se referir a Seir, lugar onde mais tarde moraram os descendentes de Esaú. Seir em hebraico soa parecido com a palavra que significa “peludo”
*Jacó em hebraico soa parecido com a palavra que significa “calcanhar”
Isaque e Rebeca esperaram 20 anos para verem Deus lhes dar um filho e a gente as vezes se desespera por causa de alguns meses sem resposta.
Passado algum tempo:
Gênesis 25.27–34 (NAA)
27 Cresceram os meninos. Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, era homem pacato e morava em tendas. 28 Isaque amava Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava Jacó.
29 Jacó tinha feito um ensopado, quando Esaú, exausto, veio do campo 30 e lhe disse:
— Por favor, me deixe comer um pouco da coisa vermelha, essa coisa vermelha aí, pois estou exausto. (Por isso deram-lhe o nome de Edom.*)
*Edom em hebraico soa parecido com a palavra que significa “vermelho”
31 Jacó respondeu:
— Primeiro me venda o seu direito de primogenitura.
32 Ele respondeu:
— Estou morrendo de fome; de que me vale o direito de primogenitura?
33 Então Jacó disse:
— Primeiro jure.
Esaú jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34 E Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, Esaú desprezou o seu direito de primogenitura.
Hebreus 12.16–17 (NAA)
16 E cuidem para que não haja nenhum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um prato de comida, vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Vocês sabem também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.
Percebem que vemos o decreto de Deus se cumprindo ao mesmo tempo em que o ser humano com suas ações se torna responsável por aquilo que faz?
A VIDA DE ISAQUE/ PEGADINHA DO JACÓ (Gn 26)
A VIDA DE ISAQUE/ PEGADINHA DO JACÓ (Gn 26)
Gênesis 26.1–6 (NAA)
1 Sobreveio fome à terra, assim como tinha acontecido nos dias de Abraão. Então Isaque foi a Gerar, encontrar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2 O Senhor apareceu a Isaque e lhe disse:
— Não desça ao Egito, mas fique na terra que eu lhe indicar. 3 Habite nela, e serei com você e o abençoarei. Porque a você e à sua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, o seu pai. 4 Multiplicarei a sua descendência como as estrelas dos céus e a ela darei todas estas terras. Na sua descendência serão benditas todas as nações da terra, 5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.
6 Isaque, pois, ficou em Gerar.
Deus poupou Isaque do erro de ir ao Egito como fez Abraão mas ainda assim, Isaque irá errar como seu pai errou.
Gênesis 26.7–11 (NAA)
7 Quando os homens daquele lugar perguntaram a respeito de sua mulher, ele disse: “É minha irmã.” Ele tinha medo de dizer: “É minha mulher”, porque pensava assim: “Os homens do lugar me matarão por causa de Rebeca, porque ela é muito bonita.”
8 Depois que Isaque havia permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela e viu que Isaque acariciava Rebeca, sua mulher. 9 Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse:
— É evidente que ela é a sua mulher! Como é que você disse que ela era a sua irmã?
Isaque respondeu:
— É que eu pensei que poderiam me matar por causa dela.
10 Então Abimeleque disse:
— O que é isso que você fez conosco? Facilmente alguém do povo poderia ter se deitado com a sua mulher, e você teria trazido culpa sobre nós.
11 Então Abimeleque deu esta ordem a todo o povo:
— Quem tocar neste homem ou na sua mulher certamente morrerá.
Deus mais uma vez poupou aquela família e os guardou onde estavam como disse que faria
Gênesis 26.12–16 (NAA)
12 Isaque semeou naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cem por um, porque o Senhor o abençoava. 13 Ele enriqueceu, continuou prosperando, ficou riquíssimo. 14 Tinha: ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus tinham inveja dele. 15 E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra. 16 Abimeleque disse a Isaque:
— Saia da nossa terra, porque você já é muito mais poderoso do que nós.
Isaque disse ta bom, e se foi
Gênesis 26.17–22 (NAA)
17 Então Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde ficou morando. 18 Isaque tornou a abrir os poços que haviam sido cavados nos dias de Abraão, seu pai, porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão, e lhes deu os mesmos nomes que o seu pai já lhes tinha dado. 19 Os servos de Isaque cavaram no vale e acharam um poço de água nascente. 20 Mas os pastores de Gerar entraram em conflito com os pastores de Isaque, dizendo:
— Esta água é nossa!
Por isso, Isaque chamou o poço de Eseque*, porque entraram em conflito com ele.
Eseque significa “Discussão”
21 Então cavaram outro poço e também por causa desse houve conflito. Por isso, recebeu o nome de Sitna*.
Sitna significa “Inimizade”
22 Partindo dali, Isaque cavou ainda outro poço. E, como por esse não houve conflito, deu-lhe o nome de Reobote*.
Reobote significa “Lugar espaçoso”
Ele disse:
— Porque agora o Senhor abriu espaço para nós e vamos prosperar nesta terra.
23 Dali Isaque foi para Berseba. 24 Na mesma noite, o Senhor lhe apareceu e disse:
— Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tenha medo, porque eu estou com você. Eu o abençoarei e multiplicarei a sua descendência por amor de Abraão, meu servo.
25 Então Isaque levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.
Isaque prosperando e como é de costume, os embustes sempre brotam do chão quando tudo parece bem. Sempre tem aquele passado que quer vir dar uma conferida na sua atual plenitude.
Gênesis 26.26–35 (NAA)
26 Abimeleque, seu amigo Austate e Ficol, comandante do seu exército, saíram de Gerar para encontrar Isaque. 27 Isaque perguntou:
— Por que vocês vieram à minha presença, se me odeiam e me expulsaram do meio de vocês?
28 Eles responderam:
— Vimos claramente que o Senhor está com você. Então pensamos que seria bom se houvesse um juramento entre nós e você. Queremos fazer uma aliança com você. 29 Você jura que não nos fará mal, assim como nós também não fizemos nenhum mal a você, mas fizemos somente o bem e o deixamos ir em paz. Você é agora o abençoado do Senhor.
30 Então Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam. 31 Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte. Isaque os despediu, e eles se foram em paz. 32 Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram:
— Achamos água.
33 Ao poço, Isaque deu o nome de Seba*. Por isso, Berseba é o nome daquela cidade até o dia de hoje.
Seba significa “Juramento”
34 Quando Esaú tinha quarenta anos de idade, tomou por esposa Judite, filha de Beeri, heteu, e Basemate, filha de Elom, heteu. 35 Essas duas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca.
Esaú não fez como Isaque e foi buscar esposas em povos que cultuavam outros deuses.
Mais uma vez vemos a responsabilidade humana pelos seus próprios atos, cumprindo aquilo que Deus de antemão decretou: a aceitação de Jacó e a rejeição de Esaú.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Não busque no seu passado, de onde Deus te tirou, um futuro para sua vida.
Abraão > Isaque > Rebeca
Quando for tomar suas decisões, peça a direção de Deus mas fique atento para que você não fabrique sinais e ignore o que é expressamente proibido por Deus em Sua Palavra.
Servo de Abraão > Rebeca
Deus fará cumprir em você e através de você a vontade Dele, mas isso não vai retirar a sua responsabilidade em tomar suas decisões e em ser obediente a Deus.
Não negocie o que você recebeu por ser filho de Deus, não negocie a sua vida espiritual por coisas tão passageiras.
Esaú > Prato de lentilhas
Aprenda com o erro dos outros, principalmente dos mais velho.
Isaque e Rebeca > Abimeleque
Seja bondoso com seus inimigos, seja misericordioso com os que um dia te feriram
Isaque > Abimeleque e seus generais
Cuidado aonde você busca pessoas pra caminhar contigo.
Esteja atento a valores, princípios, a fé.