PANORAMA - AT #07 - JOSÉ - PARTE I

Panorama do AT  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

TEXTO

Gênesis 37-38

CONTEXTO - RECAPITULAÇÃO

Gênesis está dividido em dois grupos maiores:
Deus e o mundo (Gn1-11)
Deus e um homem (Gn12-50)
Esses dois períodos estão conectados ao evento que ocorre no capítulo 12.
Deus cria o mundo com o poder de Sua palavra
Deus cria o ser humano para governar e expressar o caráter de Deus
O Ser humano é tentado pela serpente e cai em pecado
A ligação entre humanidade e Deus é quebrada assim como suas relações
Deus usa de misericórdia e veste o homem e anuncia a derrota da serpente
Acontece o primeiro assassinato entre Caim e Abel
Deus pune Caim mas também usa de misericórdia e o protege
O pecado volta a crescer e nós conhecemos Lameque, o primeiro bígamo
Filhos do homem x filhas de Deus
Reis ou anjos ou descendentes de Caim x Sete
Noé é chamado para construir a arca
Acontece o dilúvio
Deus jura nunca mais destruir o mundo com dilúvio
Noé peca no novo começo/ benção para Jafé e Sem, maldição para Cam
Torre de Babel e a confusão dos idiomas
O chamado de Abraão e Sara
Deus aparece 7 vezes e a cada vez revela mais pontos da promessa
Na figura de Abraão vemos a falha mesmo quando se é escolhido e fiel
Agar e Ismael
O Sacrifício de Isaque
Abraão providencia uma esposa para Isaque
Isaque foi tão humano e pecador quanto Abraão
Deus determina que Jacó será senhor de Esaú
Vemos Esaú abrindo mão da sua primogenitura
Soberania de Deus se realizando sem interferir na responsabilidade humana
Jacó foge para Padã-Harã
Começa a trabalhar para seu tio Labão de graça
Pede Raquel como pagamento por 7 anos de trabalho
É enganado e recebe Lia
Acaba trabalhando mais 7 anos por Raquel
Decide ir embora mas perde todo o rebanho por causa de Labão
Trabalha mais 10 anos para só então sair da casa de Labão com tudo o que o Senhor o abençoou
Ao fugir é alcançado por Labão, mas Deus o protege
Jacó tem um encontro com Deus e é abençoado depois de lutar com um homem misterioso
Jacó reencontra Esaú e é perdoado
Deus aparece mais uma vez a Jacó e pela segunda vez muda seu nome para Israel
Isaque morre e é sepultado por Israel e Esaú

EXPOSIÇÃO

JOSÉ E SEUS IRMÃOS (Gn 37)

Vamos pra mais um casos de família?
No episódio de hoje, um pai que claramente tem favoritos dentro de sua casa, dá todo seu amor, carinho e atenção ao primogênito de sua esposa favorita enquanto trata no máximo com normalidade os outros 11 filhos que são tão filhos quanto o favorito.
Este jovem não era de todo flor que se cheire pois seu passatempo principal era o que diz no versículo 2
Genesis 37:2 NAA
2 Esta é a história de Jacó. Quando José tinha dezessete anos, apascentava os rebanhos com os seus irmãos. Sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai.
José desde cedo mostrava aptidão para ser o fiscal e quem é que gosta de fiscal?
De outras histórias nós sabemos que os irmãos de José não eram os mais corretos de Canaã e região, ou seja,
Apesar da língua de José, seja por boa intenção ou pelo prazer de denunciar, os irmãos certamente davam motivos para serem repreendidos.
Mas note que esse não foi o motivo do caos que viria nessa família.
O problema está no que lemos nos versos 3-4:
Genesis 37:3–4 NAA
3 Ora, Israel amava mais José do que todos os seus outros filhos, porque era filho da sua velhice; e mandou fazer para ele uma túnica talar de mangas compridas. 4 Quando os seus irmãos viram que o pai o amava mais do que todos os outros filhos, odiaram-no e já não podiam falar com ele de forma pacífica.
A inveja dos irmãos e a péssima paternidade de Israel pra com seus filhos foi o que resultou na guerra interna que inclusive será usada por Deus.
Mas já não bastasse essa situação delicada, José teve dois sonhos e resolveu que seria uma boa ideia contar para seu pai e seus irmãos.
José ou era muito ingênuo ou muito orgulhoso e metido e, devido aos fatos que virão a seguir com ele, fica difícil pensar que é a primeira opção.

5José teve um sonho e o contou aos seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais. 6Ele lhes disse:

— Peço que ouçam o sonho que tive. 7Sonhei que estávamos amarrando feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé, enquanto os feixes de vocês o rodeavam e se inclinavam diante do meu.

8Então os irmãos lhe disseram:

— Você pensa que vai mesmo reinar sobre nós? Pensa que realmente dominará sobre nós?

E com isso o odiavam ainda mais, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.

No segundo sonho nem Israel deixou de repreender José:
Genesis 37:9–11 NAA
9 José teve ainda outro sonho, que ele contou aos seus irmãos, dizendo: — Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam diante de mim. 10 Quando José contou esse sonho ao pai e aos seus irmãos, o pai o repreendeu, dizendo: — Que sonho é esse que você teve? Você está querendo dizer que eu, a sua mãe e os seus irmãos iremos e nos inclinaremos até o chão diante de você? 11 Os irmãos tinham inveja dele; o pai, no entanto, guardou aquilo no coração.
Numa bela manhã de sol, pássaros cantavam, cabras e ovelhas baliam, bois mugiam, Israel teve a brilhante ideia de mandar José ir até Siquém trazer notícias de seus irmãos que estavam cuidando do rebanho.
Genesis 37:15–18 NAA
15 E um homem encontrou José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: — O que você está procurando? 16 Ele respondeu: — Estou procurando os meus irmãos. Por favor, pode me dizer onde eles estão apascentando o rebanho? 17 O homem respondeu: — Foram embora daqui. Ouvi quando disseram: “Vamos a Dotã.” Então José seguiu atrás dos irmãos e os encontrou em Dotã. 18 De longe eles o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar.
E começaram a planejar como matariam José. Eles que antes chacinaram todo um povo por causa do pecado de um homem, não poupariam o próprio irmão de sua ira.
Genesis 37:19–24 NAA
19 Disseram uns aos outros: — Lá vem o grande sonhador! 20 Venham, pois, agora, vamos matá-lo e jogar o corpo numa destas cisternas. Diremos que um animal selvagem o devorou. Vejamos em que vão dar os sonhos dele. 21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: — Não lhe tiremos a vida. 22 Rúben disse mais: — Não derramem sangue. Joguem o rapaz naquela cisterna que está no deserto, e não lhe façam mal. Rúben disse isto para o livrar deles, a fim de levá-lo de volta ao pai. 23 Mas, logo que José chegou a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia, 24 e o jogaram na cisterna. A cisterna estava vazia, sem água.
Rúben que foi quem desonrou seu pai, tentou proteger José sem contudo se impor contra os irmãos.
Genesis 37:25–28 NAA
25 Depois sentaram-se para comer. Levantando os olhos, viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade. Seus camelos traziam especiarias, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito. 26 Então Judá disse aos irmãos: — O que vamos ganhar se matarmos o nosso irmão e depois escondermos a sua morte? 27 Venham, vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não lhe façamos mal, pois é nosso irmão, é do nosso sangue. Seus irmãos concordaram. 28 E, quando os mercadores midianitas passaram, os irmãos de José o tiraram da cisterna e o venderam aos ismaelitas por vinte moedas de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito.
Então Judá e os outros por 20 moedas de prata traíram seu irmão. (Te soa familiar?)
Genesis 37:29–35 NAA
29 Quando Rúben voltou à cisterna, eis que José não estava nela; então rasgou as suas roupas. 30 E, voltando aos seus irmãos, disse: — O rapaz não está mais lá! E agora, o que eu vou fazer? 31 Então pegaram a túnica de José, mataram um bode e molharam a túnica no sangue. 32 E enviaram a túnica de mangas compridas ao pai com este recado: — Achamos isto. Veja se é ou não a túnica de seu filho. 33 Ele a reconheceu e disse: — É a túnica de meu filho. Um animal selvagem o devorou. Certamente José foi despedaçado. 34 Então Jacó rasgou as suas roupas, vestiu-se de pano de saco e lamentou o filho durante muitos dias. 35 Todos os seus filhos e todas as suas filhas vieram, para o consolar; ele, porém, recusou ser consolado e disse: — Chorando, descerei à sepultura para junto do meu filho. E continuou a chorar pelo filho.
Israel ainda continuava negligenciando seus outros filhos, mesmo agora ele não percebia tudo e todos que tinha ao seu lado por ser apegado de mais a uma única pessoa.
Então José é vendido a Potifar, um oficial de Faraó.

JUDÁ E TAMAR (Gn 38)

Antes de vermos o que aconteceu com José, vamos nos concentrar em Judá.
Deus tem trabalho a fazer com esse homem, ele não sabe, mas o salvador virá de sua casa.
Judá se afasta de seus irmãos por um tempo:
Genesis 38:1–5 NAA
1 Aconteceu, por esse tempo, que Judá se afastou de seus irmãos e se hospedou na casa de um adulamita, chamado Hira. 2 Ali Judá viu a filha de um cananeu, chamado Sua; ele a tomou por mulher e teve relações com ela. 3 A mulher ficou grávida e deu à luz um filho, e Judá lhe deu o nome de Er. 4 Ela ficou grávida outra vez e deu à luz um filho, a quem ela deu o nome de Onã. 5 Mais uma vez ela ficou grávida e deu à luz outro filho, a quem ela chamou de Selá. Ela estava em Quezibe quando o teve.
Genesis 38:6–11 NAA
6 Judá tomou uma esposa para Er, o seu primogênito; o nome dela era Tamar. 7 No entanto, Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, e por isso o Senhor fez com que ele morresse. 8 Então Judá disse a Onã: — Tenha relações com a mulher do seu irmão, cumpra o levirato e dê uma descendência ao seu irmão. 9 Mas Onã sabia que o filho não seria considerado seu. Por isso, todas as vezes que tinha relações com a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra, para não dar descendência a seu irmão. 10 Isso, porém, que fazia, era mau aos olhos do Senhor, e por isso fez com que também este morresse. 11 Então Judá disse a Tamar, sua nora: — Continue viúva na casa de seu pai, até que Selá, meu filho, cresça. Pois Judá pensava assim: “É para que não morra também este, como os seus irmãos.” Assim, Tamar se foi, passando a morar na casa do pai dela.
Genesis 38:12–23 NAA
12 Algum tempo depois morreu a mulher de Judá, que era filha de Sua. Quando terminou o período de luto, Judá foi até onde estavam os tosquiadores de suas ovelhas, em Timna, ele e seu amigo Hira, o adulamita. 13 E alguém foi dizer a Tamar: — Eis que o seu sogro está a caminho de Timna, para tosquiar as ovelhas. 14 Então ela tirou as suas roupas de viúva, e, cobrindo-se com um véu, se disfarçou e se sentou à entrada de Enaim, no caminho de Timna. Porque ela sabia que Selá já era homem, e ela não lhe havia sido dada por mulher. 15 Quando Judá a viu, pensou que se tratava de uma prostituta, pois ela havia coberto o rosto. 16 Então se dirigiu a ela no caminho e lhe disse: — Venha, quero ter relações com você! Acontece que ele não sabia que ela era a sua nora. Ela respondeu: — O que você me dá para ter relações comigo? 17 Ele respondeu: — Eu mando para você um cabrito do meu rebanho. Ela perguntou: — Você deixa comigo alguma garantia até mandar o cabrito? 18 Ele respondeu: — Que garantia posso deixar com você? Ela disse: — O seu selo, o seu cordão e o cajado que você tem na mão. Ele lhe deu os objetos, teve relações com ela, e ela ficou grávida dele. 19 Tamar se levantou e foi embora. Tirou o véu e pôs outra vez as suas roupas de viúva. 20 Judá enviou o cabrito, por meio do adulamita, seu amigo, para reaver a garantia que tinha deixado com a mulher, mas ele não a encontrou. 21 Então o amigo de Judá perguntou aos homens daquele lugar: — Onde está a prostituta cultual que costumava ficar junto ao caminho de Enaim? Responderam: — Aqui não havia nenhuma prostituta cultual. 22 Ele voltou a Judá e disse: — Não encontrei a mulher. E além disso os homens do lugar me disseram que lá nunca houve nenhuma prostituta cultual. 23 Judá respondeu: — Que ela fique com aquelas coisas para si, para que não venhamos a passar vergonha. Eis que mandei o cabrito, mas você não encontrou a mulher.
Judá faltou com sua promessa, mentiu para sua Nora e ainda por cima procurou uma prostituta cultual para confortá-lo no luto
E depois de toda a lambança que ele fez, mandou seu servo atrás da mulher por vergonha de seu pecado. Não teve ombridade nem de resolver os seus pepinos.
O homem pode até tentar esconder dos homens o seu pecado não tratado, mas ele inevitavelmente o achará e Deus usará isso ou para condenar o pecador, ou para tratar o arrependido.
Genesis 38:24–26 NAA
24 Passados quase três meses, foram dizer a Judá: — A sua nora Tamar se prostituiu, pois está grávida. Ao que Judá respondeu: — Tragam-na para fora para que seja queimada. 25 Quando a estavam trazendo para fora, ela mandou dizer ao sogro: — Eu estou grávida do homem a quem pertencem estas coisas. E disse mais: — Veja se reconhece de quem é este selo, este cordão e este cajado. 26 Judá os reconheceu e disse: — Ela é mais justa do que eu, porque não a dei a Selá, meu filho. E nunca mais teve relações com ela.
Não é que Tamar é inocente de pecado, não é que Tamar é justa de fato, mesmo ela tendo feito o que fez, ainda era mais justa que Judá e isso é sobre ele e não ela.
Tamar também pecou e agiu mau, mas Judá foi ainda pior.
Depois desse evento Judá nunca mais teve relações com ela e veremos os frutos da mudança em sua vida mais a frente.

APLICAÇÃO

Não sejamos como Israel que favoreceu um de seus filhos em detrimento dos outros
Precisamos combater o pecado e o mal de forma radical e não como Rúben
Qual é o nosso preço? O de Judá e seus irmãos foram apenas 20 moedas de prata
Deus pune todo aquele que vive de modo mau aos seus olhos nessa vida ou na próxima
Seu pecado não pode ser varrido pra debaixo do tapete, se você não se arrepender e buscar a Deus e sua misericórdia, ele mesmo o enviará até você
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.