25 - A OLIVEIRA DE DEUS: QUEDA DE UNS, RIQUEZA DE OUTROS

Romanos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

ACOLHIMENTO

Saudação e Boas-vindas

Leitura de Salmo ou Escritura

Psalm 29 NAA
Salmo de Davi 1 Deem ao Senhor, ó filhos de Deus, deem ao Senhor glória e força. 2 Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorem o Senhor na beleza da sua santidade. 3 Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. 4 A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. 5 A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor despedaça os cedros do Líbano. 6 Ele faz o Líbano saltar como um bezerro, e o monte Hermom pular como um boi selvagem. 7 A voz do Senhor produz chamas de fogo. 8 A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. 9 A voz do Senhor faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo todos dizem: “Glória!” 10 O Senhor governa os dilúvios; como rei, o Senhor governa para sempre. 11 O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa o seu povo com paz.

ADORAÇÃO

Louvor - Grupo de Louvor

Oração de Adoração

CONFISSÃO

Leitura da Lei:

Isaiah 43:1 NAA
1 Mas agora, assim diz o Senhor, que o criou, ó Jacó, e que o formou, ó Israel: “Não tenha medo, porque eu o remi; eu o chamei pelo seu nome; você é meu.

Oração de Confissão de Pecados

Absolvição:

2 Chronicles 7:14 NAA
14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Louvor

SERMÃO

TEXTO

Romans 11:7–24 NAA
7 Que diremos, então? O que Israel buscava, isso não alcançou; mas a eleição conseguiu isso. Os demais foram endurecidos, 8 como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de profundo sono, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje.” 9 E Davi disse: “Que a mesa deles se transforme em laço e armadilha, em tropeço e punição; 10 que os olhos deles se escureçam, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.” 11 Então eu pergunto: será que eles tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela transgressão deles, a salvação chegou aos gentios, para fazer com que os judeus ficassem com ciúmes. 12 Ora, se a transgressão deles resultou em riqueza para o mundo, e a diminuição deles resultou em riqueza para os gentios, quanto mais a plenitude deles! 13 Dirijo-me a vocês que são gentios. Visto que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14 para ver se de algum modo posso fazer com que os do meu povo fiquem com ciúmes e alguns deles se salvem. 15 Porque, se o fato de eles terem sido rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? 16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão. 17 Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado no meio deles e se tornou participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não se glorie contra os ramos. Mas, se você se gloriar, lembre que não é você que sustenta a raiz, mas é a raiz que sustenta você. 19 Então você dirá: “Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.” 20 Correto! Eles foram quebrados por causa da incredulidade, mas você continua firme mediante a fé. Não fique orgulhoso, mas tema. 21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. 22 Considere, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para com você, a bondade de Deus, desde que você permaneça nessa bondade. Do contrário, também você será cortado. 23 Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. 24 Pois, se você foi cortado daquela que, por natureza, era uma oliveira brava e, contra a natureza, foi enxertado numa oliveira boa, quanto mais esses, que são ramos naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

CONTEXTO

Até aqui vimos Paulo se apresentar como apóstolo para a igreja de Roma que não o conhecia pessoalmente.
Vemos Paulo então apresentar o evangelho que ele pregava para que os seus leitores julgassem se ele era verdadeiramente apóstolo ou não.
Os gentios pecaram ao não reconhecer a Deus como seu senhor mesmo toda a criação revelando que existe um criador
Preferiram dar glória a deuses inventados e a criação
Preferiram praticar coisas reprováveis como o homossexualismo, a mentira, a vingança, idolatria, homicídios, inveja e malícia
Os Judeus não estavam imunes ao pecado só por serem Judeus
O pecado está presente em toda a raça humana
A única saída é ser justificado pela fé como Abraão já que as obras não dão conta
Somente sendo justificado pela fé temos paz com Deus
Em Cristo nos tornamos participantes de seu sacrifício e também de sua vida eterna
Se Adão como representante passou adiante o pecado, Jesus passou adiante a vida
Salvação gratuita não é o mesmo que salvação indiscriminada
Não é porque sou salvo que posso viver da forma que quiser contando com o perdão incondicional de Deus
As obras, o estilo de vida vai sempre refletir a realidade do pecador que foi salvo pela graça
Isso não significa que a lei é ruim, mas que o pecado que habita em mim perverte a lei e me faz pecar ainda mais
Aquele que conhece a lei de Deus e tenta viver por ela mas não é salvo pela graça, vive como quem não faz o bem que quer mas o mal que não quer
Se a salvação não é por obras e se eu sou salvo eu vou viver como salvo, não existe mais como um salvo temer a perda da sua salvação
Se eu fui salvo apesar de mim e as minhas atitudes foram transformadas e se Cristo me garante a vida eterna por eu ter morrido com ele quando cri, não existe nada que possa me separar do amor de Deus
Deus e a promessa com seu povo
Se Deus salva por meio da fé e quando ele salva ninguém pode nos separar dele, porque o povo que deveria ser o seu povo eleito, o nega?
Deus não chama uma nação. mas pessoas.
A promessa de Deus não falhou pois desde o começo se referia aos que tinham a mesma fé de Abraão, aos que eram chamados como foi Abraão.
Deus portanto escolheu quem faria parte ou não de sua promessa.
Por que Deus escolhe quem participa, a promessa não depende dos homens e se depende de Deus, não pode falhar
Deus porém não é injusto, mas plenamente justo com os que são condenados por sua própria culpa e misericordioso com os salvos apesar de sua culpa.
O desconhecimento do povo judeu tornava seu zelo inútil.
Por causa da falta de entendimento, o povo procurou a justificação na lei, em suas próprias obras, procuraram salvar a si mesmos.
Deus porém se mostrou mais perto do que eles julgavam, ao mesmo tempo que eles se mantinham mais distantes do que podiam ver.
Deus estava à distância de um coração arrependido expresso em uma confissão.
Enquanto uns procuravam a salvação em suas obras e a perderam, os que se quer procuravam a salvação a receberam de graça
Deus foi ouvido por seu povo e continuamente rejeitado por eles.
Isso não significa que Israel foi de todo rejeitado;
Paulo era judeu e usa o exemplo de Elias pra mostrar como Deus separa um povo fiel em meio aos desvios de seu povo, a sua igreja;

EXPOSIÇÃO

Pense no cenário atual da igreja no ocidente, o que você vê?
Idolatria estátuas de gesso, pinturas, pastores estrelas;
Misticismo pagão: água benta, lenço ungido;
Espetáculos motivacionais: zero cruz e arrependimento;
A promessa de um céu e um deus completamente diferente das escrituras
Agora pense no judaísmo:
Esperando em vão um messias que já veio;
Guardando uma tradição que apontava para a sua liberdade e usando essa tradição para aprisionar;
Enquanto julgavam ser o povo escolhido que via e sabia mais de Deus que os outros, não viram a clara manifestação de Deus na frente deles;
Em ambos os casos, o que israel buscava, o que a “igreja” ocidental busca, isso nenhum deles alcançou.
Ambos buscavam a plenitude de Deus, a graça de Deus, o favor de Deus, mas não obtiveram nada disso, Porque? Seus corações não estavam no Deus que diziam servir.
Enquanto o ser humano buscou a sua salvação nas suas obras, ele só encontrou perdição, pecado e desgraça.
Romans 11:7 NAA
7 Que diremos, então? O que Israel buscava, isso não alcançou; mas a eleição conseguiu isso. Os demais foram endurecidos,
Deus conseguiu o que o homem foi incapaz de realizar.
Luke 18:26–27 NAA
26 Os que ouviram isto perguntaram: — Sendo assim, quem pode ser salvo? 27 Mas Jesus respondeu: — O que é impossível para o ser humano é possível para Deus.
Os que buscavam alcançar a Deus por seus próprios meios foram endurecidos ainda mais; Os que usavam do nome de Deus para criar seu próprio caminho para o céu, foram endurecidos;
Por causa do seu orgulho, não são capazes de ver aquilo que está claro e manifesto na sua frente;
Mas então vem a pergunta: Então o tropeço deles é definitivo? Eles tropeçaram para que caíssem?
Romans 11:11 NAA
11 Então eu pergunto: será que eles tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela transgressão deles, a salvação chegou aos gentios, para fazer com que os judeus ficassem com ciúmes.
Até mesmo a queda do povo de Deus foi por um propósito maior: o de abençoar todas as nações da terra!
Sabe aquela promessa feita pra Abraão lá em Gênesis? Em toda a história de Israel relatada nas escrituras, nós só vemos um caso de evangelismo: Jonas!
E Jonas não foi porque quis, foi obrigado!
Aquilo que Deus prometeu para Abraão está se cumprindo até hoje não por meio dos esforços do povo judeu, mas porque esse povo, povo escolhido e amado do Senhor, abandonou a Deus.
O tropeço deles veio para que nós fossemos erguidos. Assim como a queda de José naquele poço aconteceu para que toda a sua família não morresse de fome!
É muito importante entender que Paulo está fazendo uma generalização do povo mas não tratando o judeu individualmente como se o fato dele ser judeu por si só implicasse em perdição.
Lembre-se do que Paulo já disse no mesmo capítulo: Israel não foi de todo rejeitado pois Deus sempre preserva uns poucos para si quando todo o povo se corrompe.
E essa queda Paulo vai dizer que foi não para que todo o povo para sempre fosse condenado, mas para que a bênção de Deus, a salvação que eles desprezaram nos alcançasse;
Deuteronomy 32:20–21 NAA
20 Ele disse: “Esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são uma geração perversa, filhos em quem não há lealdade. 21 Provocaram ciúmes em mim com aquilo que não é Deus; com seus ídolos me provocaram à ira. Portanto, provocarei ciúmes neles com aquele que não é povo; com uma nação tola os despertarei à ira.
Assim como alguém, ao se ver sendo rejeitado por falta de empenho na relação pode ser por ciúme, movido a se reconciliar, é possível que os judeus, ao perceberem que os gentios estão sendo recebidos em seu lugar, sejam tocados por tristeza e busquem de fato a Deus.
E se o pecado do povo escolhido resultou em bênção ao resto do mundo, se o mal que fizeram resultou em algo tão positivo, só podemos esperar algo grandioso quando aqueles que foram chamados para Deus de fato se voltarem a Deus.
Carta aos Romanos - Comentário Expositivo do Novo Testamento Grant Osborne (Resultado: Maiores Riquezas para Judeus e Gentios (11.12))
o propósito maior do Pai em tudo isso é a salvação final do povo judeu, para que eles se juntem aos gentios crentes no novo e verdadeiro Israel. No momento, o verdadeiro Israel contém muito poucos judeus, mas o futuro é glorioso e só pode ser caracterizado pela “plenitude”
Agora Paulo vai trazer uma mensagem a nós que não somos gentios no verso 13-14:
Ele nos diz que uma parte importante do seu ministério é justamente ministrar ao gentios para que através disso Israel seja salvo também.
Novamente Paulo faz uma comparação do menor para o maior igual ao verso 12:
Se Deus trouxe vida a partir da morte de seu povo, quanto mais vida e luz ele não trará a partir da vida do seu povo?
Algo semelhante ao exílio, quando Deus fez com que seu povo fosse capturado para depois trazê-los de volta.
Duas metáforas:
A primeira deriva de Números 15.17–21, quando depois de entrarem na terra prometida, Deus disse aos israelitas para pegar as “primícias” da massa usada para assar o pão e oferecê-la a ele. Mas, o ponto de Paulo aqui, que a partir dessas primícias “o todo é sagrado”, não é feito em Números, mas a lógica rabínica diria que quando as primícias consagravam uma colheita, ela era toda consagrada a Deus. Portanto, quando uma parte da massa era separada para o Senhor, toda a massa era santificada por ela. Esse pensamento é semelhante a 1 Coríntios 5.6, “um pouco de fermento leveda toda a massa”
Segunda metáfora:
“se a raiz é sagrada, os ramos também o são”. A raiz de uma planta determina que tipo de planta ela é, então uma raiz santa sempre produz uma árvore santa.
Por causa de Abraão de quem tanto Israel quanto os gentios são filhos, todos são santos. Todos que nascem da raiz santa, é um ramo santo.
Não que porque Abraão foi justo que ele transfere sua justiça a seus filhos, mas Deus quando santificou Abraão, também santificou a sua descendência e como vimos, o Israel de Deus, a verdadeira descendência de Abraão, vai além de barreiras nacionais e biológicas.
Nós não temos em nossa história, em nossa linhagem, no nosso passado, nada além de perdição (falo como gentio);
Não há outra herança fora de Israel além da morte e do pecado que é passado naturalmente, geração após geração;
Imagine a figura de uma árvore, Paulo usa a oliveira mas você pode pensar em qualquer uma que te seja familiar);
Essa árvore é a igreja, o Israel de Deus;
A sua raiz é o próprio Deus, dessa forma todos os ramos que saem do tronco dessa árvore vem de Deus;
Porém, alguns galhos dessa árvore foram quebrados pois não davam frutos, outros galhos, que eram de árvores diferentes, foram colocados no lugar e se tornou parte dessa árvore viva e frutífera.
Nós todos aqui, a não ser que você seja judeu, viemos de um lugar sem vida e fomos, de forma sobrenatural colocados no povo de Deus;
Enquanto alguns que faziam parte desse povo, foram tirados do seu meio pois apesar de estarem no meio deles, não era deles;
E o aviso de Paulo é: Não fique se achando porque você pobre, foi colocado no palácio real enquanto os príncipes foram deserdados;
Se hoje você está no povo de Deus, não é porque Deus viu algo diferente em você, não é porque você se saiu melhor que os judeus, mas porque a Raiz, o Deus que sustenta todos nós, te sustentou;
É verdade que alguns foram arrancados da presença de Deus pra que você fosse salvo? Sim! Mas não porque Deus brinca de uni duni tê;
Eles caíram e foram quebrados porque não creram, porque foram infiéis;
Enquanto você permanece firme por meio da fé;
Isso deveria ser motivo de temor a você:

Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.

O Deus que é bom e misericordioso e salva pessoas que não fizeram nada para merecer isso, é o mesmo Deus que é santo e justo e severo, que condena e julga todos os que são incrédulos e se entregam ao seu pecado;
Embora Deus eleja os seus e eles nunca se percam, você não conhece o futuro e não é capaz de saber se permanecerá firme até o fim;
Da mesma forma, você não pode dizer que alguém nunca será alcançado por Deus;

23Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo

Pois, se você foi cortado daquela que, por natureza, era uma oliveira brava e, contra a natureza, foi enxertado numa oliveira boa, quanto mais esses, que são ramos naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

APLICAÇÃO

A sua fé é um presente de Deus e não uma recompensa;
Deus transforma o mal em bem;
Não menospreze os perdidos, você não é melhor que eles;
Você deve condenar o pecado, nunca julgar o pecador;
Deus sabe cada um dos seus filhos que foram, estão sendo e serão salvos, você não;
Deus é poderoso pra te tirar da oliveira brava e colocar na oliveira boa;

RESPOSTA

Cânticos de Resposta

Ofertas

Oração de Ação de Graças pelas Ofertas

SACRAMENTOS (Quando Houver)

Batismo

Santa Ceia

ENCERRAMENTO

Cânticos de Encerramento

Oração - Pai Nosso

Bênção

Despedida e Avisos

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.