139 - A conversão de Pedro
O Evangelho segundo Jesus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsO conceito bíblico de conversão narrado de forma vívida na experiência de Pedro quando negou a Jesus
Notes
Transcript
A conversão de Pedro [Lucas 22.31-34]
A conversão de Pedro [Lucas 22.31-34]
Introdução
Introdução
Quem se considera convertido aqui neste lugar?
Quem se considera convertido aqui neste lugar?
Você se considera uma pessoa genuinamente convertida a Cristo?
Quem sabe você acha que, às vezes parece que você ainda está se convertendo, porque falta muita coisa...
Talvez você acalente no coração a ideia de que um dia, assim Deus permitindo, eu vou me converter de verdade!
Mas o que realmente significa ser convertido (de um ponto de vista bíblico - cristão)?
Geralmente associamos a palavra conversão a um fenômeno ligado à salvação eterna daquele que crê;
Recentemente recebi um questionamento de uma aluna de teologia acerca da “suposta necessidade de conversão” do apóstolo Pedro devido certo diálogo que teve com Jesus
vamos refletir de forma um pouco mais ampla este conceito na Bíblia com base nesta narrativa do evangelho de Lucas no capítulo 22;
Texto Áureo
Texto Áureo
Luke 22:31–34 (BEARA)
31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. 33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. 34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
Textos Subsidiários
Textos Subsidiários
Luke 22.24–34 (BEARA)
24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. 25 Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. 26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. 27 Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve. 28 Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. 29 Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio, 30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.
# então, abruptamente, Jesus interrompe sua fala com os discípulos e se dirige diretamente a Pedro dizendo-lhe...
31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. 33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. 34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
Matthew 26.31–35 (BEARA)
31 Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. 32 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia.
33 Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. 34 Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. 35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Mark 14.27–31 (BEARA)
27 Então, lhes disse Jesus: Todos vós vos escandalizareis, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas. 28 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. 29 Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais! 30 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. 31 Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disseram todos.
John 13.36–38 (BEARA)
36 Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás. 37 Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida. 38 Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.
σινιάζω
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Jesus confronta seus discípulos (humildade, serviço, provação e glória)
Jesus confronta seus discípulos (humildade, serviço, provação e glória)
são os últimos momentos de Jesus antes de sua prisão em Jerusalém.
temos a narrativa da Ceia do Senhor com seus discípulos nos versos anteriores do mesmo capítulo
no verso 24 diz que “suscitaram “também” entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior” (esta não foi a primeira vez)
Luke 22:24 “24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior”
Durante a Ceia, Jesus revelou acerca da trama de traição que se desenrola nas sombras envolvendo alguém muito próximo;
Luke 22:22 “Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído!”
desconcertados com a revelação da traição, “… começaram a indagar entre si quem seria, dentre eles, o que estava para fazer isto v23”
curiosamente, da discussão acalorada sobre quem seria capaz de trair a Jesus, começaram “também” a discutir sobre quem era o maior
se alguém dentre eles seria o traidor, um pária, um covarde, alguém deveria estar acima de todos e acima de qualquer suspeita
daí a discussão sobre qual deles seria o maior dentre eles, e é bem possível que Pedro fosse um bom candidato para a vaga de Nº 2!
Então Jesus interrompe a evolução desta enquete de poder que ocorria entre seus discípulos, e dá-lhes um banho de água fria
Luke 22.24–34 (BEARA) 24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. 25 Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. 26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. 27 Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve. 28 Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. 29 Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio, 30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.
Jesus fala sobre como os poderosos dominam os povos com autoridade
mas entre eles seria diferente, porque o que fosse “supostamente maior” seria o servo de todos (a dinâmica invertida do Reino)
Jesus ilustra os valores do Reino dando a si mesmo como maior exemplo de “esvaziamento”, pois ele se fez servo de todos
Jesus lembra seus discípulos que eles o acompanham desde o princípio, e que viram muitas coisas
também que seus discípulos permaneceram com ele nas suas “tentações”, também pode se traduzir “provações”
a eles, estava sendo confiado o Reino do Pai, então que sentido faria eles continuarem com aquela disputa de poder neste mundo caído?
Jesus foi enfático, foi cirúrgico em confrontar a vaidade e o desejo de poder que seus discípulos demonstravam (de novo)
o texto não dá margem para imaginar que algum dos discípulos ficou fora da disputa,
e sabemos que, pelo menos três (3) dos discípulos sempre acompanharam a Jesus em situações especiais (Pedro, Tiago e João), então...
Jesus alerta Pedro sobre o que viria
Jesus alerta Pedro sobre o que viria
# então, abruptamente, curiosamente, Jesus interrompe sua fala com todos os discípulos e se dirige diretamente a Pedro dizendo-lhe...
Luke 22:31–34 (BEARA)
31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.
34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
Luke 22:31–34 (NA28)
31 Σίμων Σίμων, ἰδοὺ ὁ σατανᾶς ἐξῃτήσατο ὑμᾶς τοῦ σινιάσαι ὡς τὸν σῖτον·
32 ἐγὼ δὲ ἐδεήθην περὶ σοῦ ἵνα μὴ ἐκλίπῃ ἡ πίστις σου· καὶ σύ ποτε ἐπιστρέψας στήρισον τοὺς ἀδελφούς σου.
33 ὁ δὲ εἶπεν αὐτῷ· κύριε, μετὰ σοῦ ἕτοιμός εἰμι καὶ εἰς φυλακὴν καὶ εἰς θάνατον πορεύεσθαι.
34 ὁ δὲ εἶπεν· λέγω σοι, Πέτρε, οὐ φωνήσει σήμερον ἀλέκτωρ ἕως τρίς με ἀπαρνήσῃ εἰδέναι.
Jesus se dirige a Pedro especificamente e faz um alerta aterrorizante para quem a pouco estava discutindo acerca de sua própria grandeza
Luke 22:31 “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!”
Satanás te reclamou para te colocar à prova, tem pedido para ter você, tem desejado ter você
ἐξῃτησατο [exēitēsato] trata-se de um verbo antigo para “implorar algo de alguém si mesmo.
Satanás te pediu para “te peneirar como trigo”, lançar na peneira, separar, jogar para cima, separar o grão da palha,
e ele, de fato, teria Pedro, por um tempo, mas não da mesma forma que ele já tinha Judas
No verso 3 do mesmo capítulo, Satanás venceu Judas: Luke 22:3 “Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.”
Mas ele também queria Pedro, um dos três discípulos mais próximos dos apóstolos de Jesus;
Na maioria das vezes que Jesus se dirigiu a Pedro nos Evangelhos, ele o chamava pelo seu nome original, Simão;
o NT se refere a Simão como Pedro inúmeras vezes, mas foram raríssimas as vezes que Jesus o chamou de Pedro, três vezes para ser exato:
Matthew 16:18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
Mark 16:7 “Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse.”
Luke 22:34 “Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.”
Uma trama, muitos personagens
Uma trama, muitos personagens
o diálogo de Jesus com Pedro é muito interessante pois revela coisas profundas acerca de personagens relevantes na história da redenção
Satanás aparece como o acusador, aquele que monitora o Reino de Deus e tentando manipular, tentar, enganar, derrubar os Filhos do Reino;
peneirar como trigo - um ato deliberado de desestabilizar uma condição de inércia promovendo o caos, a quebra, a perda
Jesus se destaca naquele momento como o intercessor que protege os que são seus;
Judas já havia se rendido às artimanhas satânicas pela sua própria cobiça e Satanás tomara seu coração, e agora ele sobe a régua do ataque
mas e quanto a Pedro? Será que ele estava preocupado? Agora a pouco ele participava de uma eleição para ver quem seria o maior...
quando Jesus alertou a Pedro, ele clamou por misericórdia e livramento, não foi? Infelizmente não...
Pedro estava muito cheio de si para acreditar que corria algum tipo de perigo de trair seu Mestre
Luke 22:31–34 (BEARA) 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. 34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
Senhor, EU, EU mesmo, estou pronto, tanto para a prisão, como para a morte, sou eu, Pedro, lembra???
Luke 22:34 “Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.”
Pedro diz: eu estou pronto para ir preso ou morrer por ti
Jesus replica: eu afirmo, que hoje, três vezes negarás que me conheces!!!
e João acrescenta um comentário de Jesus ainda mais constrangedor: John 13:38 “Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.”
Pedro estava mentindo para Jesus? Acredito que não! Mas ele certamente mentia para si mesmo. pedro desconhecia seus próprios medos, seus próprios limites,
Pedro seria peneirado pelo acusador, e não passaria no teste… Já pensou nisso? Pedro não passou no teste! Ele negou a Jesus, três vezes!
Se Satanás tinha ousado tentar o próprio Filho de Deus, e já tinha sido bem sucedido com Judas, porque ele não atacaria Pedro?
Só Pedro não acreditava nisso...
Quando você se converter
Quando você se converter
Luke 22:32 “Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.”
Há algo neste diálogo que parece passar batido, especialmente para Pedro, quando ele é alertado por Jesus do iminente ataque de Satanás;
o foco não está tão somente no fato de Satanás ter pedido para ter a Pedro, para peneirar a Pedro como trigo
o verdadeiro foco está na reação de Jesus quanto à essa situação, que se posiciona como pastor, protetor, intercessor
quem está neste momento sob um risco iminente de perder a vida de forma cruel e violenta é Jesus, e isso vai acontecer, conforme previsto
seus discípulos não são, necessariamente o alvo do Sinédrio, dos sacerdotes, dos fariseus, escribas, etc
eles querem a cabeça do Mestre, não de seus alunos, pois cortando a cabeça, o corpo morreria...
mas em paralelo se desemrola uma trama no mundo espiritual que envolve a Judas, que já foi capturado, a Pedro, que será peneirado, e a todos os demais discípulos que, quando o negócio ficar realmente feio, vão fugir todos, também em cumprimento da profecia:
Matthew 26:31 “Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas.”
mas Jesus declara: Luke 22:31–32 “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.”
Simão, eu roguei por ti, eu supliquei em seu favor, para que tua fé não desfaleça, para que você não morra na fé, não se destrua;
… mas, quando você se converter, fortalece os teus irmãos, pois eles vão precisar
Pedro não era convertido? é isso que ouvimos aqui?
como cristãos evangélicos, temos a tendência de associar a palavra conversão ao ato de arrependimento de pecados e entrega a Cristo que culmina com a salvação do pecador penitente
mas será que é disso que Jesus está falando? Vamos refletir melhor sobre isso
Conversão na Bíblia, o que significa?
Conversão na Bíblia, o que significa?
Luke 22:31–32 (BEARA)
31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
Que a tua fé não desfaleça (ἱνα μη ἐκλιπῃ ἑ πιστις μου ).
para que a tua fé não seja “eclipsada” (essa é a palavra usada por Jesus);
Evidentemente, Jesus não impediu Satanás de atacar Pedro. Ele já havia capturado Judas. Ele não atacou Jesus repetidamente?
Mas ele podia e orou pela fé de Pedro e sua oração venceu no final, embora Pedro tenha tropeçado e caído.
E tu (και συ). Estas palavras destacam Pedro nitidamente, quando você voltar novamente (ποτε ἐπιστρεψας)
ἐπιστρεφω, verbo comum voltar para, retornar.
O uso desta palavra implicava que Pedro cairia, embora ele voltasse e “fortalecesse teus irmãos”.
quando Jesus alerta Pedro acerca do ataque iminente de Satanás contra a sua fé, Jesus o tranquiliza afirmando que havia rogado por ele, que ele seria restaurado, e quando isso acontecesse, ele usasse desta experiência amarga, dolorosa, para fortalecer os demais irmãos
Jesus não estava afirmando que Pedro não era convertido, na verdade ele era… ele cria que Jesus era o Cristo,
mas ele ia escorregar no momento mais doloroso de suas vidas, quando todas as suas esperanças seriam temporariamente destruidas
ἐπιστρεφω, significa neste contexto que ele “voltaria atrás de sua queda, ele recomporia a sua fé, ele se perdoaria, ele seria restaurado”
e Jesus já sabia de tudo isso, e ele avisou a Pedro que aconteceria com detalhes, mas o orgulho de Pedro não o deixou ver
Pedro sofreu um golpe terrível na sua auto imagem, ele se achava um dos maiores, agora ele se compararia a um traidor, como Judas!
e depois, quando tudo se concretizou, o que aconteceu na sequencia?
Encerramento e Aplicação
Encerramento e Aplicação
Dizei a seus discípulos e a Pedro
Dizei a seus discípulos e a Pedro
Mark 16:1–8 (BEARA)
1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.
2 E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. 3 Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? 4 E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande.
5 Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. 6 Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse.
8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.
Esta passagem de Marcos tem uma importância singular para o tema que estamos tratando
Pais Apostólicos afirmam que Marcos foi secretário de Pedro ao longo do Sec I, e que seu Evangelho seria as memórias ou pegações de Pedro
Quando Jesus fala acerca da negação de Pedro, como ele sucumbiria ao ataque de Satanás, ele já aponta os próximos passos
Mt 26.31–32 (BEARA) 31 Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. 32 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia.
Mark 16:7 “Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse.”
o anjo disse aquelas mulheres, “...ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse” - quando ele disse isso? No mesmo contexto do alerta de Jesus acerca da negação de Pedro!
Mas observem o que o anjo diz às mulheres: Mark 16:7 “Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse.”
Dizei a seus discípulos, e a Pedro - Pedro foi o único discípulo mencionado pelo anjo para avisar que Jesus iria encontrá-los na Galileia!
Judas traiu a Jesus, foi vencido por Satanás, e se matou
os demais discípulos fugiram todos
Pedro negou a Jesus, seu mestre, seu amigo, o Cristo, publicamente, por três vezes seguidas, ele foi peneirado, e caiu
mas ele foi perdoado
e Jesus queria ter certeza de que ele saberia disso
Jesus queria ter certeza de que Pedro, ao se converter daquele pecado, ao ser restaurado daquele vale profundo de tristeza e dor, ele veria Jesus face a face, e estaria preparado para ajudar seus irmãos quando caissem do mesmo jeito
A síndrome de Pedrão
A síndrome de Pedrão
como Pedro, normalmente temos uma visão distorcida de nós mesmos
como Pedro, normalmente a vaidade e o orgulho nos levam a mentir ao nosso próprio coração
como Pedro, normalmente não percebemos o quanto Cristo nos guarda e nos protege
Como Pedro, normalmente nos afundamos em dor e auto piedade quando percebemos o tamanho dos nosso erros
Como Pedro, precisamos nos converter, ou seja, receber de coração aberto a restauração promovida pelo ES
Como Pedro, precisamos usar nossas experiências de crescimento para abençoar a outros
Como Pedro, em que fase você se encontra neste momento na sua vida?