ALIANÇA CONJUGAL: UNIÃO INDISSOLÚVEL
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
1° SLIDE
1° SLIDE
O que é um casamento legítimo aos olhos de Deus?
Ha muita confusão sobre o que constitui um casamento. uma cerimonia religiosa? uma cerimonia civil? uma gravidez? é necessário ter testemunhas? deixar a casa dos pais?
o casamento bíblico é uma aliança, um compromisso assumido diante de Deus e dos homens, entre duas pessoas do sexo oposto, visando a fidelidade mútua até que a morte os separe.
Que sinônimos chegam à sua mente quando você ouve a palavra “ aliança”?
Por que essa ideia de compromisso sério e irrevogável é tão rara hoje?
sociedade descompromissada, relativista, egosísta, em que o eu tomam o primeiro lugar. Isso tem banalizado o casamento, que exige exclusividade, fidelidade e intimidade ate que a morte os separe.
2 slide
2 slide
A aliança tem duas dimensões:
1. Diante de Deus – a aliança que fez com seu Deus
Provérbios 2.16–17 “para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras, a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;”
2. Com o cônjuge – Porque o Senhor tem sido testemunha ENTRE TI E A ESPOSA QUE TENS desde a juventude[...]da tua aliança matrimonial.
Malaquias 2.14–16 “E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.
15. Não fez o Senhor um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
16.Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.”
Por isso a importancia de testemunhas, pois elas provam e confirmam o pacto feito diante de Deus e entre o casal!
As testemunhas não devem dar somente presentes no casamento, elas devem dar apoio e encorajamento ao casal quando passa por dificuldades, eles cobram a fidelidade da aliança.
1Coríntios 6.15–17 “Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.”
ha quem acredite que o casamento se resume somente ao sexo, mas esse texto prova o contrario, é incoerente para o cristão se unir a prostituta com quem não tem aliança, pois o sexo é exclusivo do casamento.
isso seria uma afronta contra Deus e contra o casamento!
A fornicação constitui uma união falsa, porque não é acompanhada dos votos conjugais.
Eclesiastes 5.5–7 “Melhor é que não votes do que votes e não cumpras. Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos? Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.”
slide 3
slide 3
Casamento é uma aliança ( Provérbios 2.17 “a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;” ;
Malaquias 2.14 “E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.” ;
1.De exclusividade e fidelidade Gênesis 2.24 “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
2.Vitalícia Mateus 19.6 “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”
3.Entre um homem e uma mulher
1Timóteo 3.2 “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;” ,1Timóteo 3.12 “O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.” ; 1Timóteo 5.9 “Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido,”
Tito 1.6 “alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.”
4.Selado diante de Deus ( Provérbios 2.17; Malaquias 2.14) e de testemunhas;
5.Coerente com as leis comunitárias (
1Pedro 2.13 “Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano,” ; Romanos 13.1 “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” );
6.Simbolizado e concretizado pela união sexual( Gênesis 2.24; Hebreus 13.4 “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” )