Cristo nos ajuda
Problemas do Pecado • Sermon • Submitted
0 ratings
· 24 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
A palavra de Deus nos ajuda a entender como devemos vivier de forma que agrada a Deus, porem, não somos capazes de agradar ao Senhor.
Lutamos contra o pecado a casa milésimo de segundos de nossas vidas. Na Epistola que Tiago escreve a todos os cristãos do seu tempo, trata de assuntos práticos da vida cristãos. Nesta carta está escrito que aquele que desobedecer a 1 mandamento, todos os outros foram descumprindos também. (Tiago 2.10).
O apóstolo João ainda está lidando com o problema do pecado. O pecado nesta primeira epístola nos é apresentado como universal e também enganador. Podemos nos lembrar que em I 1João 1.6, o pecado nos introduz a tentar enganar os outros, a nós mesmos 1João 1.8, e aos próprio Deus 1João 1.10.
Ainda dentro da epístola de 1 João, aprendemos que podemos tomar três atitudes, das quais duas já foram estudadas, a saber.
Podemos esconder o pecado 1João 1.5-10
Confessar o pecado 1João 1.7-9
Triunfar sobre o pecado 1João 2.1-2.
A primeira epistola de João no capítulo 2, está nos apresentando o caminho para vencermos o pecado.
Está carta tem o propósito de encorajar os crentes a não pecarem. O pecado é incompatível com a nova vida em Cristo Jesus.
Exceto Jesus, não há mais ninguém que não tenha pecado.
Mesmo que tenhamos conhecimento da lei de Deus, tropeçamos e pecamos de tempos em tempos. Então que remédio há quando caimos em pecado. O apóstolo João, aponta para Jesus Cristo, que é o nosso ajudador.
Cristo nos ajuda quando pecamos
Cristo nos ajuda quando pecamos
O apóstolo João se dirige aos seus leitores com um termo carinhoso, “Meus filhinhos”, ou podemos usar, “Meus queridos filhos”. Este termo aparece com certa frequencia nesta epístola, perceba que o termo demonstra a autorida do João com apóstolo na igreja e ao mesmo tempo revela sua idade avançanda.
O apóstolo João está orientando aos seus leitores que Cristo nos ajuda quando pecamos nos dando o consolo e sendo nosso conselheiro .
O apóstolo João está sendo um pastor amoroso que admoesta seis leitores a não caírem em pecado. Em nenhum momento encontramos indícios nesta epístola de seus leitores estar vinvendo em pecado. Sabemos que nossa comunhão com Deus impede que isso aconteça.
João estava completamente ciente da fragilidade do homem e do poder sedutor de satanás. O apóstolo faz referecia ao assunto do capítulo anterior e diz, “escrevo isso para vocês a fim de que não pequeis”. Ele de forma carinhosa está encaranjando seus leitores a lutar contra o pecado. Sabe que eles desejam viver um vida em santidade, mas por vezes caem em pecado.
É oportuno e importante tocar a trombeta e alertar que o pecado é maligno e jamais deve ser incentivado ou tolerado. Cristo morreu não para nos salvar em nossos pecados, mas dos nossos pecados.
O propósito do apóstolo João é que os crentes não pequem, mas se pecarem, eles têm Jesus Cristo como advogado e propiciação.
Não se pode tratar o pecado como algo leviano, achando que o que Cristo fez na cruz nos deixa confortavel para pecar, o pecado é gravissímo. Quem compreende o perdão, entende o quanto custou na cruz, para que hoje tivessemos comunhão com Cristo.