UMA IGREJA FRUTÍFERA

Evangelho de João  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 110 views

O fruto na vida do seguidor de Jesus evidencia sua intrínseca ligação com o mestre, sua completa sujeição ao Pai e seu profundo desejo de glorificá-Lo.

Notes
Transcript

UMA IGREJA FRUTÍFERA

João 15.1–11 RAStr
1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.
"Na região montanhosa de Canaã, era comum o cultivo da videira. Geralmente, ao redor das vinhas se construía um muro de proteção (Sl 80:8–13; Pv 24:30–31; Is 5:5). As uvas, as passas, o açúcar e o vinho faziam parte da dieta do israelita (1Sm 25:18). Jesus usou a imagem da videira para referir-se a si mesmo e ao seu relacionamento com os seus discípulos (Jo 15)".Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil.
A metáfora da videira era bem conhecida daqueles que tinham contato com o AT. Como videira, Israel não conseguiu, mesmo depois de tudo o que o Senhor Deus fizera, dar o fruto esperado (Isaías 5.1-7; Ez 15.1-8). A nação não glorificou a Deus, mas deu urvas bravas. No lugar da justiça, agiram com opressão. Entregaram-se ao pecado e não deram ouvidos aos profetas do Senhor.
Jesus começa dizendo que Ele era a videira verdadeira e, que por meio Dele, muitos frutos surgiriam para a glória de Deus Pai. Precisamos olhar a metáfora dentro do seu contexto e olhando o todo e não só as partes. Jesus falou sobre diveras coisas, tais como videira verdadeira, o agricultor, os ramos, dar frutos, tirar e queimar os ramos que não produzem frutos, etc, mas há uma lição principal:
PERMANECEI EM MIM PARA QUE POSSAIS DAR MUITO FRUTO
A IGREJA DE JESUS RECEBE:
VIDA FORNECIDA POR CRISTO
OS RAMOS SÓ DÃO FRUTO QUANDO LIGADOS À VIDEIRA
OS RAMOS NÃO DÃO FRUTO DE SI MESMOS (Jo 15.4,5b)
OS RAMOS QUE ESTÃO EM CRISTO DARÃO MUITO FRUTO (Jo 15.5)
EXISTEM OS FALSOS RAMOS QUE ESTÃO PERTO DE JESUS, MAS NÃO FAZEM PARTE DA VIDEIRA (Jo 15.2)
"Os ramos que não produzem fruto são os que se professam crentes, mas a falta de fruto indica que salvação ganuína jamais aconteceu e que não recebem vida da videira" - John MacArthur, p.1418.
Deus limpará a igreja dos ramos infrutíferos (Jo 15.2)
Ele é ativo nesta limpeza, pois não despreza o dano que um ramo deste pode causar a toda planta.
O ramo infrutífero pode se referir àqueles que estão próximos de Jesus e dos seus discípulos, mas que nunca, realmente, fizeram parte da videira, a semelhança de Judas que tinha acabado de sair para trair Jesus. Estes serão lançados fora, no fogo.
Deus pode limpar a igreja de forma soberana e, um dia o fará definitivamente no juízo escatológico, mas geralmente ele utiliza da própria igreja no processo disciplinar daqueles que não dão fruto e permanecem deliberadamente no pecado.
CUIDADO ESPECIAL DO PAI
O PAI É O AGRICULTOR
ELE SUPERVISIONA A VIDEIRA
ELE PODA OS RAMOS FRUTÍFEROS
VISANDO MAIS FRUTOS (Jo 15.2)
Os discípulos de Jesus já estão limpos pela Palavra que Ele mesmo falou (Jo 15.3, cf. Jo 13.10b)
"Deus remove da vida dos crentes todas as coisas que possam atrapalha a produção de fruto, ou seja, ele os disciplina para retirar o pecado e os obstáculos que drenam a vida espiritual, assim como o agricultor remove dos ramos tudo o que possa impedir que a produção atinja todo o seu potencial" (Hb 12.3-11) - John MacArthur, p.1419.
Vemos uma progreção na metáfora. Temos ramos que não dão fruto, ramos que dão fruto, ramos que dão mais fruto, ramos que dão muito fruto e ramos que dão fruto que permanecem.
O processo de sair de fruto para fruto que permanece envolve disciplina, zelo, cuidado especial por parte do agricultor que visa sempre o bem de cada ramo, mas também de toda a videira.
VISANDO A GLÓRIA DO SEU PRÓPRIO NOME
DEUS É GLORIFICADO NO FATO DE DARMOS MUITO FRUTO (Jo 15.8)
ALEGRIA PLENA
O SENHOR DESEJA QUE O SEU GOZO ESTEJA NOS SEUS DISCÍPULOS E ESSE GOZO SEJA COMPLETO (Jo 15.11)
De onde viria essa alegria tão abundante? Acredito que esteja relacionado a UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA EM AMOR.
ESSA OBEDIÊNCIA OU PERMANÊNCIA NA PALAVRA DE CRISTO FARIA COM QUE ELES:
TIVESSEM SUAS ORAÇÕES ATENDIDAS (Jo 15.7);
GLORIFICASSE AO PAI (Jo 15.8a)
SE TORNASSEM DISCÍPULOS DE CRISTO (Jo 15.8)
CORRESPONDESSEM AO AMOR DE CRISTO (Jo 15.9)
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.